As Diferentes Linhas do Yoga
- cassiasaitoyoga

- 23 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2023
O Yoga é um sistema metódico e sistemático que une filosofia/ prática com o objetivo de conduzir o praticante à unificação dos diferentes sistemas do psiquismo humano. As técnicas harmonizam corpo e mente diminuindo as agitações mentais. O corpo é trabalhado através das posturas (asanas) com conforto e estabilidade, o controle da respiração ocorre pela prática dos exercícios respiratórios (pranayamas) que tornam a respiração mais tranquila e com o passar do tempo o praticante atinge pausas conscientes, confortáveis e prolongadas. Com o controle do corpo e da respiração e consciente de seus limites, o praticante esta pronto para trabalhar as técnicas de concentração e meditação que conduzem o mesmo a se centrar em um único foco, atingindo o objetivo real do Yoga que é a unidade espitirual, Samadhi.
No Yoga Clássico existe uma multiplicidade de escolas, mas são sete ramos clássicos que se destacam: Hatha Yoga ( domínio psicofísico), Raja Yoga (domínio amplo da mente), Karma Yoga (domínio das ações e reações), Bhakti Yoga (realização devocional/amoroso), Jnana Yoga (realização da sabedoria), Mantra Yoga (domínio dos sons exteriores/interiores), Tantra Yoga (realização do conhecimento).
Hatha Yoga: Linha clássica mais praticada no Brasil, a finalidade desta prática é o aprimoramento e o perfeito domínio do corpo físico, através de uma prática natural e constante onde são utilizadas as várias técnicas do Yoga. Seus efeitos são profundos e duradouros e aumentam a percepção individual do praticante não só durante a prática, mas no seu dia-a-dia. Existe dentro desta prática mais de 80 mil posturas derivadas de 84 posturas clássicas. É desta escola que derivam as outras linhas mais modernas entre elas:

Asthanga Vinyasa Yoga: Sistema ensinado por Pattabhi Jois, com seis séries de posturas progressivas mais exigentes, em que o praticante coordena respiração e movimento. A prática solicita um trabalho mais intenso de força, flexibilidade, respiração e disciplina. O tempo de permanência em cada postura é de aproximadamente 5 respirações Ujjay. Apesar da série ser fixa, o praticante irá sentir a diferença na execução a cada aula, pois trabalhando no seu ritmo irá conhecer suas possibilidades e, a cada execução melhorar sua performance física e mental.
Iyengar Yoga: Nesta linha as posturas são realizadas com a utilização de “props” (cintos, blocos, almofados, correias), estes acessórios foram criados por B.K.S.Iyengar para garantir mais alinhamento nas posturas ajudando o praticante a desenvolver mais consciência do corpo e da mente.
Power Yoga: técnica desenvolvida nos Estados Unidos como uma adaptação mais leve do Ashtanga Vinyasa Yoga. As posturas são combinadas com movimentos e seqüências aleatórias, força e flexibilidade caracterizam esta técnica.
Yogaterapia: Criado nos Estados Unidos por Joseph Lepage, o método enfatiza o Yoga como um processo de cura com benefícios para a saúde, trabalhando os níveis físico, mental e emocional de cada pessoa, as séries são criadas de acordo com o problema ou necessidade de cada praticante.
Sivananda Yoga: Série fixa de 12 asanas básicos que se repetem sucessivamente. A seqüência abrange todos os movimentos necessários à saúde e ao bem-estar, mas é considerada difícil para os padrões ocidentais desenvolvida pelo médico indiano Swami Sivananda Saraswati.
Kundaline Yoga: Método conhecido também como “yoga da consciência”, envolve um trabalho intenso de exercícios energéticos e rítmicos que ajudam a desenvolver a concentração e a criatividade, a expandir a consciência e a integrar o corpo, mente e espírito.
Yoga Terapia Hormonal para Menopausa: Técnica desenvolvida pela professora Dinah Rodrigues para corrigir a diminuição dos hormônios femininos, característicos da menopausa e com isso amenizar os sintomas. Suas origens advém do Hatha Yoga, técnicas tibetanas e outras que visam reativar a produção hormonal. Possui características próprias como asanas mais dinâmicos, pranayama Bastrika K.D. e a circulação de enregia. A série é fixa e totalmente voltada para o trabalho hormonal, sendo também indicada para mulheres com TPM, ovário policístico, menopausa precoce ou em casos de desequilíbrio hormonal.






Comentários