Perguntas e respostas
- cassiasaitoyoga

- 26 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
As pessoas que praticam Yoga levam uma vida mais ZEN?

De que forma elas conquistam este bem-estar?
A prática constante do Yoga leva ao equilíbrio de todas as funções do corpo humano, conduzindo o praticante ao autoconhecimento. Quando ocorre esse “insight”, o yogue ou yoguini inicia sua jornada na busca da verdadeira liberdade que se traduz numa vida saudável e com mais qualidade, eliminando fatores estressantes no seu dia-a-dia aprendendo a conviver com menos reatividade pelo que ocorre ao seu redor.
Isso acontece inicialmente pela prática dos asanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) que eliminam as tensões do corpo e diminuem as agitações da mente, auxiliando também na melhora das funções dos órgãos internos e glândulas endócrinas, além de outros benefícios psicossomáticos. Em conjunto o praticante aprende sobre os Yamas e Nyamas que são preceitos éticos para o bom convívio em sociedade e consigo mesmo. O Yoga é formando por 8 estágios (Asthanga Yoga) esse conjunto envolve os 4 estágios citados acima e ainda Pratyahara (retração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (hiperconsciência/iluminação). Vivenciando estes estágios o praticante entra em um estado de plena consciência e equanimidade.
2- O yoga vai além de uma mera atividade física? É um estilo de vida?
O grande mestre B.K.S. Iyengar enfatizava em seus ensinamentos que os asanas não são apenas exercícios físicos que fortalecem e flexibilizam o corpo, mas sim um meio de entender o corpo e integrá-lo com a respiração, a mente, a inteligência, a consciência, ao centro. A prática das ferramentas do Yoga, fortalecem a morada da alma, o corpo físico, um corpo saudável, livre de tensões ou doenças permite estabilidade mental, clareza intelectual e sabedoria.
O yoga é uma filosofia de vida teórico-pratico atemporal, o praticante pode optar em seguir apenas a prática dos exercícios externos (bem estar para o corpo e mente), mas pode também aprofundar-se de forma intensa e consciente, incluindo estudos da filosofia do Yoga, mas esta é uma opção individual, nunca uma imposição. O Yoga é uma senda e o praticante tem livre arbítrio para segui-lo em parte ou em sua totalidade.
3 – Além do Yoga quais atitudes você toma para cuidar da mente e combater a depressão?
Busco atitudes mentais positivas, eliminando tudo que possa trazer agitações desnecessárias para minha mente. Sigo a preciosa dica de “comer comida de verdade”, sem exageros. Procuro estar em boa companhia, rir muito, vibrar para o bem de todos são remédios maravilhosos para a alma. Procuro em todos os momentos estar em comunhão com Deus e com o Universo. Pratico meditação, essa prática libera uma série de hormônios que auxiliam nas funções neurais, produzindo uma sensação de bem-estar, além de promover o centramento, a percepção do momento presente, trazendo serenidade e autoconhecimento. Quando passamos a nos conhecer melhor (limites, compulsões, medos, etc) é mais fácil superar nossos problemas e assim viver a vida com equanimidade.
“Reconhece, aceita, reverência, agradece” palavras sábias do grande professor Hermógenes.






Comentários